Notícias de saúde

Gene Pode Prever Morte por Câncer de Pele

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Um único gene em tumores de câncer de pele parece prever que câncer irá se espalhar ou não, afirmaram pesquisadores na sexta-feira.

Com a descoberta, os cientistas esperam desenvolver um teste que irá dizer ao médico que paciente precisa de um exame extra após a remoção do melanoma.

Os pacientes com tumores que "expressam" o gene melastatina, indicando que ele está presente nas células tumorais, estão mais propensos a sobreviver, afirmou a equipe de pesquisadores da Millenium Pharmaceuticals e do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

"A atividade do gene melastatina em tumores de melanoma cutâneo prevê com exatidão que pacientes estão sob risco maior de sofrer metástase de seu câncer de pele e aqueles que estão mais propensos a ficarem livres da doença, com base em descobertas do estudo", disse a Millenium em um comunicado.

Durante o estudo, publicado na edição de sexta-feira de Journal of Clinical Oncology, os pesquisadores testaram 150 pacientes cujo melanoma ainda não havia se espalhado.

Entre os pacientes com melanoma em estágio 1, a fase inicial da doença, todos viveram por oito anos sem a recorrência do câncer. Um pouco mais da metade, ou 33 pacientes, se encaixaram nesse grupo. Os 25 pacientes em estágio 1, cujos tumores não expressaram o gene melastatina, apresentaram uma taxa de 77 por cento de sobrevivência livre de doença de oito anos.

Entre os pacientes em estágio 2, cujo câncer estava mais avançado mas que ainda não havia se espalhado, 90 por cento daqueles com o gene melastatina viveram por oito anos sem uma recorrência e 51 por cento daqueles sem o gene sobreviveram pelo mesmo período.

O melanoma corresponde a aproximadamente 4 por cento dos casos de câncer de pele, mas causa cerca de 79 por cento das mortes por esse tipo de câncer. Cerca de 44.000 pessoas são diagnosticadas com melanoma a cada ano nos Estados Unidos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários