Notícias de saúde
22 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, indica que exames sangue podem ser capazes de indicar a gravidade do impacto de uma concussão em uma pessoa. Certos biomarcadores cerebrais presentes no sangue estão associados à intensidade dos sintomas que um adolescente apresentará durante a recuperação de uma concussão
Para o estudo, pesquisadores analisaram dados de 339 adolescentes de 11 a 18 anos que apresentaram sintomas persistentes por até cinco semanas após uma concussão. O sangue dos jovens foi testado para cinco proteínas e lipídios liberados pelo cérebro após uma concussão.
Os resultados mostraram que alguns desses marcadores estavam relacionados aos sintomas de concussão dos adolescentes. No entanto, os marcadores diferiram entre meninos e meninas.
Por exemplo, níveis mais altos de marcadores relacionados a danos nas células cerebrais foram associados ao aumento dos sintomas emocionais entre as pacientes do sexo feminino com concussão. No entanto, níveis mais baixos dos mesmos marcadores foram associados ao aumento dos sintomas físicos e dos sintomas gerais entre os pacientes do sexo masculino.
De acordo com os pesquisadores, esses marcadores sanguíneos podem desempenhar um papel útil no monitoramento da recuperação e na orientação do tratamento de pacientes com concussão.
Fonte: Journal of Head Trauma Rehabilitation. DOI: 10.1097/HTR.0000000000001110.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também