Notícias de saúde

Teste de urina para mutações genéticas pode detectar câncer de bexiga precocemente

01 de setembro de 2023 (Bibliomed). A identificação de mutações genéticas na urina pode ajudar a detectar o câncer de bexiga anos antes do surgimento dos sintomas, mostrou um estudo realizado por pesquisadores da França, Irã e Estados Unidos.

Ainda em fase preliminar de desenvolvimento, o estudo conseguiu prever casos da doença com mais de 10 anos de antecedência a diagnóstico oficial.

Os pesquisadores reduziram o teste, que identifica mutações em 60 genes, para criar um novo que se concentra em mutações em 10 genes. Ele foi usado para avaliar amostras de urina de um estudo de 10 anos acompanhando a saúde de 50.000 participantes no Irã. Amostras de urina de 29 pessoas que desenvolveram câncer de bexiga durante esse período foram testadas junto com amostras de 98 outros participantes como controles.

O teste previu com precisão o câncer de bexiga até 12 anos antes do diagnóstico clínico em 19 ou 66% dos casos. Foi mais preciso quando a urina foi testada mais perto do diagnóstico, prevendo com precisão o câncer de bexiga em 86% dos participantes cuja urina foi coletada até sete anos após o diagnóstico.

O teste teve 96% de precisão entre o grupo de controle, mostrando resultados negativos para 94 de 98 daqueles que não desenvolveram câncer. Os investigadores também testaram amostras de urina de 70 pacientes com câncer de bexiga coletadas no dia do diagnóstico por colegas do Massachusetts General Hospital e da Ohio State University. Mutações genéticas foram encontradas em 50, ou 71%, desses casos.

Fonte: European Association of Urology Annual Congress 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários