Notícias de saúde

Drogas mais terapia é o melhor tratamento para depressão crônica

Nova Iorque, (Reuters Health) - A combinação de uma droga antidepressiva e trabalhos de psicoterapia é o melhor tratamento para aliviar depressão crônica , pesquisadores dos E.U.A . relatam.

“Pelo menos 3% da população dos EUA sofre de depressão crônica, em qualquer momento”, está relatado no The New England Journal of Medicine. Comparado à depressão aguda, formas de depressão crônica causam mais deterioração em desempenho no trabalho e vidas sociais, e conduz a uma maior tentativa de suicídio e hospitalização.

" Esta é a primeira vez em que a combinação de terapia tem provado ser bem mais efetiva que medicação ou psicoterapia por si sós. Para alguns dos pacientes do estudo que sofreram a terapia de combinação, era a primeira vez em mais de 20 anos que eles podiam sustentar prazer e operacionabilidade completos no trabalho e com as famílias e amigos, " Dr. Martin B. Keller da Brown University , em Providence ,Rhode Island, notificou em uma declaração.

Keller e sócios estudaram um total de 681 pacientes diagnosticados com depressão crônica. Duzentos vinte e seis haviam recebido nefazodone (um antidepressivo) duas vezes por dia, 228 receberam psicoterapia cada semana, e 227 receberam ambos os tratamentos.

Após apenas 4 semanas de tratamento, as melhorias comuns nos sintomas percebidos para os pacientes eram semelhantes para os diferentes tratamentos, os autores relatam . Pacientes que tinham recebido nefazodone, entretanto, apareciam ter melhorado mais rapidamente.

Durante as próximas semanas, porém, foi percebida uma melhora significativa no grupo que combinou o tratamento comparado à taxa dos outros dois grupos, os investigadores observaram. Entre os pacientes que completaram as 12 semanas de tratamento, 85% do grupo de tratamento combinado respondeu, comparado com 52% do grupo de psicoterapia e 55% do grupo de nefazodone.

“Adicionado estrutura de psicoterapia ao regime habitual de antidepressivos aumentou nossas taxas de resposta em 30%. Nenhum de nós tinha idéia de que a psicoterapia somaria tanto, " Keller relatou à Reuters Health.

Pacientes que receberam nefazodone estavam mais propícios de experimentar efeitos colaterais que pacientes que não receberam, os investigadores notaram, mas os efeitos colaterais eram aqueles comumente vistos durante o uso de antidepressores --enxaqueca, boca seca, sonolência, e assim por diante.

" Para aqueles pacientes com depressão grave, crônica, nós recomendamos a combinação de psicoterapia estruturada e nefazodone. Não era por constrangimento financeiro, nós trataríamos todo paciente deprimiram cronicamente com antidepressivo e psicoterapia, " Keller disse.

" Menos de 10% dos pacientes deprimidos fazem tratamentos adequados ou de duração suficiente para obter qualquer melhoria,” acrescentou ele. " Nossos resultados deveriam dar esperança às pessoas: depressão é uma enfermidade muito tratável. Os médicos e famílias deveriam estar à procura de sintomas nos pacientes e parentes, " Keller notificou. " Com base no conhecimento atual, o tratamento combinado pode ser de benefício particular aos pacientes com depressão crônica grave ou aqueles que tiveram só uma parcial (resposta) quando tratados só com drogas antidepressivas, " concorda Dr. Jan Scott do Glasgow Hospital , Escócia, em relato à um editorial.

“Pesquisa futura,” Scott acrescenta " precisa ficar claro quais pacientes em risco de depressão crônica serão mais beneficiados com a terapia combinada do que com a terapia simples e identificar os elementos chaves da psicoterapia. A aproximação de uma terapia combinada mais intensiva pode ser reservada então para esses que são prováveis beneficiados ".

FONTE: The New England Journal of Medicine 2000;342:1462-1470, 1518-1520.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários