Notícias de saúde

Solidão pode piorar doença pulmonar obstrutiva crônica

05 de maio de 2023 (Bibliomed). Surpreendentemente, a maioria das pessoas que sofrem de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está em excelente saúde mental. Dois terços dos pacientes com DPOC não sofrem de problemas de saúde mental comuns, como depressão, ansiedade ou dependência de drogas, descobriu o novo estudo da University of Toronto, nos Canadá.

Qual o segredo para esse bem-estar? Ter apoio de entes queridos e não ficar isolado ou solitário. A DPOC é uma doença pulmonar crônica progressiva e debilitante que inclui enfisema e bronquite crônica. A condição já foi associada a problemas de saúde mental.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram a saúde mental de 703 pacientes com DPOC. Eles descobriram que 67% dos participantes estavam em excelente saúde mental. Isso significa star feliz e satisfeito com a vida na maior parte do tempo, ter bem-estar social e psicológico e não ser deprimido ou ansioso, suicida ou viciado em drogas.

Ainda assim, aqueles que estavam socialmente isolados eram vulneráveis a problemas de saúde mental. Pessoas com problemas de saúde mental eram aquelas que tiveram episódios anteriores de depressão maior, ansiedade ou experiências negativas na infância. Experiências adversas na infância, como abuso físico e sexual, diminuíram em 31% as chances de pacientes com DPOC ficarem livres de doenças mentais.

Para as pessoas com DPOC que não estiverem em boa forma mental, há muitas coisas que podem fazer para se sentirem menos isolados. Isso inclui terapia cognitivo-comportamental e grupos de apoio, bem como familiares. Além disso, os médicos devem rastrear seus pacientes com DPOC para depressão e ansiedade.

Fonte: International Journal of Environmental Research and Public Health. DOI: 10.3390/ijerph192316337.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários