Notícias de saúde

Acupuntura ajuda no tratamento da depressão

14 de outubro de 2013 (Bibliomed). Muitos se enganam quando pensam que o único tratamento para depressão é o medicamentoso. Pesquisadores a Universidade de Iorque, nos Estados Unidos, defendem que a acupuntura e a psicoterapia, ministradas juntamente com as terapias tradicionais, trazem benefícios aos pacientes depressivos.

De acordo com os pesquisadores, muitos pacientes com depressão mostram-se interessados em receber tratamentos não medicamentosos. Entretanto, o que se percebe atualmente é um aumento da taxa de terapias medicamentosas e uma diminuição do uso da psicoterapia. Para os especialistas, isso pode ser revertido com o desenvolvimento de pesquisas que mostrem o efeito benéfico das chamadas terapias alternativas.

O estudo realizado na Universidade de Iorque distribuiu, aleatoriamente, pacientes com depressão em três grupos: o primeiro recebeu os cuidados usuais somado de 12 sessões de acupuntura; ao segundo foram ministrados os cuidados usuais acrescidos de 12 sessões de psicoterapia; e o terceiro foi tratado apenas com os cuidados habituais.

Os resultados mostraram que, quando comparados aos pacientes que receberam apenas cuidados habituais, aqueles que participaram das sessões de acupuntura ou de psicoterapia apresentaram uma redução significativa nos indicadores médios de depressão em três meses. Não houve diferença significativa nos indicadores de depressão entre a acupuntura e a psicoterapia, com ambas as abordagens apresentando benefícios similares.

Fonte: Diário da Saúde, 14 de outubro de 2013

Leia mais sobre depressão em Boa Saúde

Acupuntura ajuda no tratamento de dores crônicas. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários