Notícias de saúde

Crianças e recém-nascidos também podem sofrer AVC

18 de abril de 2024 (Bibliomed). A incidência global de acidente vascular cerebral (AVC) em crianças é de aproximadamente 2 casos por 100.000 pessoas-ano, significativamente menor em comparação com neonatos (20–40 por 100.000 nascidos vivos) e adultos (80–90 por 100.000 pessoas-ano). A causa do AVC perinatal geralmente é multifatorial, sendo as anormalidades placentárias um fator de risco conhecido.

Em crianças, arteriopatias não ateroscleróticas e malformações arteriovenosas são as principais causas de AVC isquêmico e hemorrágico, respectivamente. O período perinatal apresenta alto risco de AVC, associado a sequelas significativas, como atraso motor, comprometimento cognitivo ou de fala, e epilepsia. Estudos recentes apontam que pelo menos 50% dos sobreviventes de AVC perinatal apresentam escores neurodesenvolvimentais anormais a longo prazo.

Além disso, o AVC na infância está associado a considerável morbidade, incluindo epilepsia, comprometimentos motores e deficiências comportamentais. Pesquisas recentes identificaram associações entre AVC pediátrico e distúrbios comportamentais, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e autismo.

A baixa incidência de AVC em crianças destaca a necessidade de estudos prospectivos abrangentes sobre epidemiologia, causas e desfechos, ressaltando a importância de colaborações entre múltiplos centros para avançar na compreensão e no tratamento desses casos.

Fonte: Current Opinion in Pediatrics. DOI: 10.1097/MOP.0000000000001294.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários