Notícias de saúde

Consumo de álcool aumenta risco de AVC

13 de setembro de 2012 (Bibliomed).  Pesquisa realizada na Universidade de Lille-Nord, na França, mostra que existe uma correlação significativa entre a ingestão de álcool e a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Segundo os pesquisadores, indivíduos que consomem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia têm o risco de sofrer AVC equivalente ao de indivíduos 15 anos mais velhos.

A Dra. Charlotte Cordonnier, uma das coordenadoras do estudo, explica que o consumo de álcool tem sido especialmente relacionado ao tipo hemorrágico de AVC, popularmente conhecido como derrame.

Os pesquisadores entrevistaram 540 pessoas com idade média de 71 anos e que haviam sofrido um AVC com hemorragia intracerebral, assim como seus familiares e cuidadores, sobre os hábitos de consumo dos participantes. Desses, 137 (25%) apresentou consumo pesado de álcool, o que consiste em três ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia. Os participantes também foram submetidos a exames cerebrais de tomografia computacional e seus prontuários médicos foram revisados.

Os resultados mostraram que os indivíduos que fizeram consumo pesado de álcool sofreram AVC com uma idade média de 60 anos, cerca de 14 anos antes da idade média de idade dos participantes que não faziam consumo pesado de álcool. Além disso, entre os participantes que sofreram AVC na parte profunda do cérebro antes dos 60 anos, os que consumiam mais álcool tinham maior probabilidade de morrer em até dois anos após o evento.

O estudo foi publicado na revista Neurology.

Fonte: Agência FAPESP, 11 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários