Notícias de saúde

Temor de Doença da Vaca Louca Espalha-se Pela Europa

PARIS (Reuters) - A crise em torno da doença da vaca louca agravou-se na Europa depois de a Espanha ter relatado seu primeiro caso da doença e de cientistas terem advertido que o continente poderia ser atingido por uma epidemia semelhante à verificada na Grã-Bretanha.

Na França, onde o temor dos consumidores nasceu há um mês devido à suspeita da venda de carne contaminada, autoridades do Ministério da Agricultura informaram que seis novos casos da doença haviam sido identificados no rebanho do país.

Isso eleva para 109 o número de casos da doença na França neste ano, contra 30 em 1999.

As descobertas devem aumentar a pressão sobre o governo francês, que tenta convencer a população de que a carne do país pode ser consumida e aplacar a fúria de fazendeiros, que vêm a doença como uma ameaça a seus negócios.

A Grécia, na quarta-feira, uniu-se a quatro outros países da União Européia (UE) -- Itália, Espanha, Áustria e Holanda -- e baniu parcialmente a importação de carne francesa.

Na Alemanha, o governo mostrava-se dividido quanto a proibir o uso de ração feita à base de restos de animais. Esse tipo de ração, acredita-se, disseminou a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), nome científico da doença da vaca louca.

Segundo a Espanha, o caso identificado ali era isolado. "Não há informação que nos leve à conclusão de que se trata de uma epidemia", disse o ministro da Agricultura do país, Miguel Arias Canete.

Na terça-feira, a França prometeu estender os testes de controle da doença em seu rebanho.

A variante humana da BSE, a doença de Creutzfeld-Jakob, matou mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França. Não se conhece um cura para a doença, que provoca danos cerebrais.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários