Notícias de saúde

Estatísticas de Câncer e Coração Criam Polêmica no Canadá

TORONTO (Reuters). Entidades canadenses especializados em câncer e coração estão divergindo quanto a novas estatísticas que revelam que o câncer se tornará a maior causa de mortes no país na próxima década.

Atualmente, as doenças cardíacas são responsáveis pelo maior número de pacientes fatais no Canadá, causando 80 mil mortes por ano no país de 30 milhões de habitantes.

Estatísticas mostram que em torno de 132.100 novos casos de câncer devem ocorrer este ano, com cerca de 60.000 mortes.

A Sociedade Canadense do Câncer, maior financiadora da pesquisa contra a doença no país, anunciou na quarta-feira que, se as tendências atuais continuarem, o câncer vai superar as enfermidades cardiovasculares como a causa mais comum de óbito até 2010.

O estudo prevê que o número total de casos novos de câncer vai subir em 70 por cento até 2015, por causa do crescimento da população idosa.

"Essas estatísticas impressionantes nos dizem que agora, mais do que nunca, a luta contra o câncer deve se tornar mais forte e mais concentrada, de forma que possamos reduzir a expectativa de aumento", disse Gary Semenchuck, presidente da sociedade.

Entretanto, Rick Gallop, presidente da Fundação do Coração e de Derrames de Ontário, disse que os enfartes estão em declínio, porém outras doenças cardiovasculares -- como os derrames -- estavam aumentando, por causa do envelhecimento da população.

Ele disse não haver números que sustentem a estatística sobre o câncer.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários