Notícias de saúde

Peso Baixo ao Nascer Pode Aumentar Sensibilidade à Poluição

Por Amy Norton

Nova York, (Reuters). Estudos já provaram que o peso baixo ao nascimento pode aumentar o risco de asma no futuro. Agora, uma nova pesquisa sugere que isso também faz com que crianças asmáticas fiquem mais suscetíveis ao poluente ozônio.

Crianças com asma que tinham peso baixo ao nascer parecem estar mais propensas do que outras asmáticas a apresentar problemas respiratórios em dias com altos níveis de ozônio no ar.

Em um estudo com mais de 800 crianças com asma em cidades do interior dos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que crianças que pesavam menos de 2,5 quilos ao nascimento estavam particularmente vulneráveis ao ozônio. O mesmo valia para crianças nascidas mais de três semanas antes do tempo.

Kathleen M. Mortimer, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, chefiou o estudo. As descobertas estão publicadas na edição de novembro de American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Pesquisas anteriores relacionam o baixo peso ao nascimento a uma função pulmonar debilitada e um risco maior de asma.

Neste estudo, Mortimer e sua equipe analisaram se algumas crianças com asma estavam especialmente sensíveis ao ozônio, um poluente conhecido por piorar os problemas respiratórios de asmáticos.

Os cientistas descobriram que, em dias em que os níveis de ozônio estavam altos, os sintomas matutinos aumentaram significativamente entre crianças com baixo peso ao nascimento e prematuras.

Crianças de peso normal ao nascimento e de gestação completa apresentaram somente um pequeno aumento nos sintomas da asma.

Mortimer disse à Reuters Health que, como a formação das vias aéreas é completada em grande parte antes do nascimento, crianças prematuras podem apresentar vias aéreas subdesenvolvidas e, portanto, mais sensíveis à poluição ambiental. O ganho de peso inadequado no útero pode ter o mesmo efeito.

Como esse estudo acompanhou crianças somente até a idade de 10 anos, Mortimer afirmou que é possível que os mesmos efeitos possam ser encontrados entre asmáticos mais velhos.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos aconselha que pessoas com asma evitem se exercitar ou permanecer ao ar livre em dias em que os alertas de ozônio são emitidos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários