Notícias de saúde

Poluição do ar matou quase meio milhão de recém-nascidos em 2019

24 de novembro de 2020 (Bibliomed). O relatório "State of Global Air 2020" mostrou que a poluição do ar é a principal causa de morte de recém-nascidos no primeiro mês de vida e foi responsável pela morte de quase meio milhão de bebês em 2019

O estudo disse que 476.000 recém-nascidos morreram no ano passado devido à poluição, a maioria dos quais vivia em países subdesenvolvidos. Segundo o relatório, a poluição do ar está associada a um risco aumentado de baixo peso ao nascer e parto prematuro. Bebês nascidos muito pequenos ou muito cedo são mais suscetíveis a problemas de saúde, como infecções respiratórias, doenças diarreicas, danos cerebrais e inflamação, distúrbios do sangue e icterícia.

Além disso, os dados mostraram que cerca de dois terços das mortes no ano passado resultaram da poluição interna, como a queima de carvão, madeira e esterco animal para cozinhar, e mais de 90% da população global experimentou poluição do ar por partículas finas que excedeu as diretrizes de segurança do Organização Mundial da Saúde.

Segundo o relatório, em 2019, a poluição do ar passou do quinto para o quarto principal fator de risco de morte em todo o mundo, continuando a exceder os impactos de outros fatores de risco amplamente reconhecidos para doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e desnutrição. As únicas causas de morte prematura com classificação superior à poluição foram pressão alta, uso de tabaco e dieta inadequada.

Fonte: Health Effects Institute. 2020. State of Global Air 2020. Special Report. Boston, MA:Health Effects Institute.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários