Notícias de saúde

Associação dos EUA Publica Diretrizes para Tratar Aneurisma

NOVA YORK (Reuters Health) - Pela primeira vez, a Associação Americana do Coração (AHA) anunciou diretrizes para o tratamento de aneurismas cerebrais que não se romperam.

O presidente da comissão de diretrizes explicou à Reuters Health que, como é difícil prognosticar se um aneurisma irá se romper e, possivelmente, causar um derrame, os médicos têm que tomar decisões sobre o tratamento de aneurisma com base em cada caso particular.

Um aneurisma cerebral ocorre quando uma seção do vaso sanguíneo fica enfraquecida, permitindo que o sangue se concentre. Um aneurisma que não se rompe pode não causar qualquer sintoma, no entanto, se um vaso enfraquecido estoura, pode acontecer um derrame hemorrágico.

A taxa de morte um mês após esse tipo de derrame é de cerca de 45 por cento e, mesmo que o paciente sobreviva, a lesão cerebral é comum.

De acordo com a AHA, 1 a 5 por cento da população podem ter aneurismas cerebrais que não se romperam. A cada ano, aneurismas se rompem em cerca de 15.000 norte-americanos.

"Os aneurismas intracranianos têm um impacto terrível caso se rompam", disse o presidente da comissão, Joshua B. Bederson, do Hospital Mount Sinai, em Nova York. Infelizmente, é difícil prognosticar quais estão mais propensos a estourar, acrescentou Bederson.

"A decisão de quem tratar...é difícil e deve ser individualizada para cada paciente", explicou Bederson.

De acordo com o médico, como o tratamento do aneurisma também implica em riscos de complicações potencialmente fatais, o tratamento não é recomendado a qualquer pessoa com aneurisma.

"Não podemos nos precipitar", afirmou Bederson.

Segundo as diretrizes, não existe prova de que o uso de cintilografias cerebrais para detectar aneurismas na população geral vale a pena. A comissão recomenda que as decisões para a realização de testes sejam feitas com base em cada caso particular.

Um fato para ser levado em consideração é o histórico familiar de aneurisma, embora não haja evidência suficiente para recomendar que todas as pessoas com um histórico familiar seja testada, de acordo com a comissão.

Bederson explicou que, para o tratamento, o tamanho do aneurisma, a idade do paciente e a expectativa de vida são os principais fatores a serem considerados.

De acordo com o relatório, ao tomar decisões em relação ao tratamento, os médicos devem levar em consideração a localização do aneurisma e os sintomas que este causa. De todos os fatores, a idade da pessoa é o fator mais importante, já que o risco de ruptura durante a vida é maior entre pessoas mais jovens, segundo Bederson.

"Se você tem 20 anos de expectativa de vida, seu risco de ruptura (durante a vida) é de cerca de 20 por cento", explicou Bederson.

Devido a seu maior risco de ruptura de aneurisma, "devem ser dadas maiores considerações de tratamento a pacientes mais jovens, apesar do tamanho", disse o médico.

Bederson destacou que, para pacientes mais velhos, cujo risco de complicações de tratamento podem pesar mais que os benefícios de tratamento, "uma medida mais conservadora é justificada".

Essa medida pode incluir cintilografias cerebrais regulares para monitorar qualquer alteração no aneurisma.

Para esclarecer dúvidas sobre as diretrizes, mensagens podem ser enviadas para o e-mail jbederson@mssm.edu.

As recomendações estão publicadas na edição de 31 de outubro de Stroke: Journal of the American Heart Association.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários