Notícias de saúde

Vacina Contra Pólio é Recolhida na Grã-Bretanha

LONDRES (Reuters) - O serviço de saúde da Grã-Bretanha afirmou na sexta-feira que havia mandado retirar do mercado os estoques de vacina contra poliomielite que continham produtos extraídos do rebanho bovino do país.

Segundo o serviço, as medidas eram de prevenção, e os riscos de crianças terem sido contaminadas com a vacina mostravam-se mínimos.

"A Agência de Controle de Medicamentos determinou a retirada dos estoques restantes de uma marca de vacina contra a pólio", afirmou a porta-voz do Serviço Nacional de Saúde do país. A vacina é ministrada via oral.

"O risco de crianças (que tomaram a vacina) terem sido contaminadas é tão pequeno que não podemos quantificar", afirmou a porta-voz. "Essa é apenas uma medida de prevenção."

A vacina foi fabricada pela empresa Medeva até junho deste ano, quando teve sua produção paralisada. Outras vacinas contra a poliomielite não foram afetadas.

O produto da Medeva contém material bovino colhido na Grã-Bretanha, o que significa que foram transgredidas as normas estabelecidas pela União Européia a respeito do assunto.

Restrições a produtos derivados do gado britânico estão em vigor há anos devido a temores de que possam transmitir a doença da vaca louca, ou encefalopatia espongiforme bovina, para os seres humanos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários