Projeto promove sequenciamento genômico do brasileiro

12 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Dasa vai colocar o Brasil no mapa da genômica mundial. O projeto DNA do Brasil, liderado pela professora Dra. Lygia da Veiga Pereira, tem por objetivo desvendar o DNA e montar um banco com dados genéticos da população brasileira.

Hoje, menos de 0,5% das pesquisas realizadas no mundo sobre DNA contemplaram a população brasileira. De acordo com a Dra. Lygia, “o DNA do Brasil dá início a uma nova fase dos estudos nacionais e globais sobre genômica. Vamos gerar informações sobre características genéticas que podem impactar diretamente na saúde da população”.

O estudo usará como plataforma de computação em nuvem Google Cloud. A Dasa realizará o sequenciamento das amostras no Nova Seq, equipamento que sequencia o genoma humano em até 24 horas, disponível em seu Centro de Diagnóstico em Genômica. O projeto conta, ainda, com o apoio da Illumina, que fornecerá os insumos utilizados no sequenciamento das amostras. O Google Cloud, por sua vez, processará os dados de sequenciamento em sua nuvem, permitindo análises e cruzamento de dados em escala por meio de ferramentas de analytics e machine learning. Além disso, seu uso diminuirá o custo de processamento necessário para o projeto DNA Brasil em 90%, quando comparado ao uso de infraestrutura própria de data center (on-premise).

O DNA do Brasil terá início com o sequenciamento do genoma de 15 mil brasileiros de diversas regiões do país, que têm idades entre 35 e 74 anos, integrantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), a maior pesquisa epidemiológica do país, financiada pelos Ministérios da Saúde e CTIC. O grupo tem sido acompanhado clinicamente desde 2008 e agora as informações genéticas serão agregadas a esse banco de dados.

Para os pesquisadores, o projeto DNA do Brasil vai contribuir para identificar doenças que precisam de mais atenção e melhorar a saúde da população.

Fonte: DASA. News release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.