Fapesp Vai Sequenciar Genoma de Mais Duas Bactérias

SÃO PAULO (Reuters) - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou que pesquisadores da Organização para Sequenciamento e Análise de Nucleotídeos (Onsa) já estão trabalhando na decodificação do genoma de mais duas bactérias, informou a assessoria de imprensa da entidade na terça-feira.

Os pesquisadores da rede Onsa, instituto virtual de genômica que reúne 62 laboratórios paulistas sob a coordenação Fapesp, iniciaram a decodificação da variedade da "Xylella fastidiosa" responsável pela doença de Pierce -- que atinge videiras na Califórnia, Estados Unidos -- e da "Leifsonia xyli", bactéria que ataca o talo da cana-de-açúcar.

Em janeiro, a rede Onsa concluiu o sequenciamento genético da bactéria "Xylella fastidiosa", causadora da praga do amarelinho em laranjais.

O projeto de sequencimento da Xylella da videira será desenvolvido em conjunto com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), com investimentos de 500.000 dólares.

De acordo com a Fapesp, os resultados do estudo serão divulgados até agosto de 2001.

A decodificação da bactéria que atinge a cana-de-açúcar será desenvolvida em cooperação internacional com um laboratório australiano e contará com financiamento da Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar).

Além desses estudos, a rede está desenvolvendo projetos de decodificação de genes do câncer, da cana-de-açúcar e da "Xanthomonas citri", que causa o cancro cítrico.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.