Notícias de saúde

Gestantes com enxaqueca estão em maior risco de complicações

23 de agosto de 2019 (Bibliomed). A prevalência de enxaqueca é alta durante a idade reprodutiva. Embora a enxaqueca melhore com frequência durante a gravidez, o risco de gravidez adversa, parto, recém-nascidos e desfechos neurológicos na mãe e nos filhos permanece pouco compreendido. Uma nova pesquisa publicada na revista Headache objetivou investigar as associações entre enxaqueca materna e riscos de desfechos adversos na gestação na mãe e nascimento, resultados neonatais e pós-natais na descendência.

Pesquisadores dinamarqueses usaram registros populacionais de seu país para montar uma coorte de gestações entre mulheres com enxaqueca (22.841 gestações) e uma coorte anual de gestações com idade e concepção semelhantes entre mulheres sem enxaqueca (228.324 gestações) . As correlações entre enxaqueca materna e gravidez adversa, resultados neonatais e pós-natais em mães e filhos foram examinados.

Os pesquisadores descobriram que a enxaqueca está correlacionada com o aumento do risco de distúrbios de hipertensão e aborto. Também houve associações para enxaqueca com aumento da prevalência de baixo peso ao nascer, parto prematuro e parto cesáreo; não foram observadas correlações para filhos pequenos para a idade gestacional ou defeitos congênitos. Riscos elevados de vários desfechos foram observados no período neonatal e pós-natal para os descendentes pré-natais expostos à enxaqueca materna, incluindo internação na unidade de terapia intensiva, hospitalização, prescrições dispensadas, síndrome do desconforto respiratório e convulsões febris; não foram observadas correlações para morte ou paralisia cerebral.

O estudo concluiu que as mulheres grávidas com enxaqueca e seus filhos têm aumentado os riscos de vários resultados adversos da gravidez e do recém-nascido.

Fonte: Headache 2019;59:869-879. DOI: 10.1111/head.13536.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários