Notícias de saúde

Complicações na gravidez podem aumentar o risco de AVC

05 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Mulheres que tiveram certas complicações na gravidez têm chances significativamente maiores de sofrer um derrame do que mulheres com gestações sem complicações, mostra uma nova pesquisa do Smidt Heart Institute no Cedars-Sinai Medical Center, nos Estados Unidos.

O estudo mostrou também que, em comparação com mulheres com uma única gravidez sem complicações, as mulheres que tiveram complicações em duas ou mais gestações tiveram o dobro do risco de AVC antes dos 45 anos.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de um registro de saúde finlandês, incluindo mais de 144.000 mulheres que deram à luz algum tempo depois de 1969. Entre elas, cerca de 317.000 nascimentos foram registrados. Eles descobriram que cerca de 18% tiveram pelo menos uma gravidez com um resultado adverso na gravidez. Cerca de 3% das mulheres tiveram um resultado adverso na gravidez com duas ou mais gestações.

As mulheres que tiveram complicações na gravidez tendiam a ter mais problemas de saúde, como obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e enxaqueca. Entre aquelas que tiveram um acidente vascular cerebral, o AVC ocorreu em uma idade mais precoce: média de 52,6 anos em mulheres que tiveram dois ou mais resultados adversos na gravidez, em comparação com 54,8 anos em mulheres com apenas um resultado adverso na gestação e 58,3 anos naquelas com gestações sem complicações.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.123.043052.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários