Notícias de saúde

Exposição à maconha durante a gravidez pode prejudicar a placenta

16 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista JAMA investigou a associação entre o uso da maconha por gestantes e resultados adversos relacionados à função da placenta. A pesquisa, conduzida em oito centros médicos nos Estados Unidos, analisou dados de uma coorte observacional de gestantes em sua primeira gravidez.

Os resultados revelaram que a exposição à cannabis, confirmada por ensaio imunológico de urina, esteve associada a uma maior frequência de complicações gestacionais relacionadas à função placentária. O desfecho composto incluiu nascimentos pequenos para a idade gestacional, parto prematuro indicado por motivos médicos, natimortos e distúrbios hipertensivos na gravidez.

A porcentagem de complicações foi mais elevada em gestantes com exposição à maconha (25,9%) em comparação com as não expostas (17,4%). O risco de complicações foi ainda maior entre aquelas que continuaram a usar cannabis além do primeiro trimestre.

Os pesquisadores concluíram que o uso da cannabis durante a gravidez deve ser evitado para otimizar os resultados maternos e neonatais. O estudo destaca a importância de conscientizar as gestantes sobre os potenciais riscos associados à exposição à cannabis e destaca a necessidade de estratégias de prevenção durante a gravidez para garantir a saúde ideal da mãe e do bebê.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2023.21146.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários