Notícias de saúde

Dieta mediterrânea pode ser benéfica durante a gravidez

19 de agosto de 2019 (Bibliomed). Um novo estudo indica que uma dieta mediterrânea durante a gravidez ajudaria a evitar o diabetes gestacional e o ganho de peso em excesso.

Segundo este novo estudo, as mulheres que ingeriram uma dieta de estilo mediterrâneo - incluindo 30 gramas de nozes mistas por dia e azeite de oliva extravirgem - tiveram um risco 35% menor de desenvolver diabetes na gestação ("diabetes gestacional") e ganharam 1,25 kg a menos, em média, do que as outras.

Ao todo, 1.252 mulheres foram estudadas, divididas m dois grupos. Dados basais estavam disponíveis para 593 mulheres no grupo de intervenção, onde a dieta mediterrânea foi aplicada (93,3% de acompanhamento, 553/593) e 612 no grupo controle (95,6% de acompanhamento, 585/612).

As descobertas sugerem que uma dieta de estilo mediterrâneo poderia beneficiar mulheres obesas, hipertensas ou com níveis elevados de colesterol antes de engravidar. Mas os pesquisadores acrescentaram que o regime alimentar - que é rico em vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, nozes, sementes e azeite de oliva - não reduz o risco geral de complicações para a mãe e o bebê.

Assim, concluindo-se a partir deste estudo, as mulheres que estão sob risco de diabetes gestacional deveriam ser encorajadas a adotar uma dieta mais saudável no início da gravidez. Especificamente, eles deveriam comer mais nozes, azeite de oliva, frutas e grãos não refinados, limitando a ingestão de gorduras animais e açúcar.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1002857.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários