Notícias de saúde

Programas de dieta mediterrânea e com baixo teor de gordura reduzem o risco de morte e infarto do miocárdio em pacientes sob risco

26 de setembro de 2023 (Bibliomed). Programas dietéticos são dietas com ou sem exercícios e outros comportamentos de saúde (por exemplo, parar de fumar). Os programas dietéticos mediterrâneos e com baixo teor de gordura reduzem a probabilidade de morte e ataque cardíaco em pacientes com risco aumentado de doença cardiovascular, constata a primeira revisão comparativa baseada em estudos randomizados de sete programas dietéticos populares publicados pelo BMJ.

Os programas dietéticos mediterrâneos também provavelmente reduzem o risco de AVC, mas outros programas dietéticos mostraram pouco ou nenhum benefício em relação à intervenção mínima (por exemplo, dieta usual ou breve aconselhamento dietético de um profissional de saúde).

As diretrizes atuais recomendam vários programas dietéticos para pacientes com risco cardiovascular aumentado, mas geralmente se baseiam em evidências de baixa certeza de estudos não randomizados. Várias análises de ensaios clínicos randomizados sugeriram que algumas dietas e programas dietéticos podem reduzir eventos cardiovasculares importantes, como ataques cardíacos (infarto do miocárdio) e derrames, mas qualquer impacto benéfico na morte ainda é incerto.

Pesquisadores buscaram bancos de dados em busca de ensaios randomizados que analisassem o impacto de programas dietéticos para prevenir a morte e eventos cardiovasculares importantes em pacientes com risco aumentado de doença cardiovascular.

Quarenta ensaios elegíveis foram identificados envolvendo 35.548 participantes que foram acompanhados por uma média de três anos em sete programas dietéticos nomeados (baixo teor de gordura, 18 ensaios; mediterrâneo, 12; muito baixo teor de gordura, 6; gordura modificada, 4; combinação de baixo teor de gordura e baixo teor de sódio, 3; Ornish, 3; Pritikin, 1).

Com base em evidências de certeza moderada, os programas dietéticos mediterrâneos foram melhores do que intervenção mínima na prevenção de todas as causas de mortalidade (menos 17 mortes por 1.000 em cinco anos), infarto do miocárdio não fatal (menos 17 por 1.000) e acidente vascular cerebral (menos 7 por 1.000) para pacientes com risco intermediário de doença cardiovascular.

Os programas de baixo teor de gordura também foram superiores à intervenção mínima com certeza moderada para a prevenção de todas as causas de mortalidade (menos 9 mortes por 1.000) e infarto do miocárdio (IAM) não fatal (menos 7 por 1.000).

Quando comparados uns com os outros, não houve diferenças convincentes entre programas mediterrâneos e de baixo teor de gordura para mortalidade ou IAM não fatal.

Os efeitos absolutos para ambos os programas dietéticos foram mais pronunciados para pacientes com alto risco de doença cardiovascular (36 menos mortes por todas as causas por 1.000 e 39 menos mortes cardiovasculares por 1.000 entre aqueles que seguiram o programa dietético mediterrâneo por 5 anos).

Assim, o estudo concluiu que os programas de dieta mediterrânea e com baixo teor de gordura provavelmente reduzem o risco de mortalidade e infarto do miocárdio não fatal em pessoas com risco cardiovascular aumentado. Os programas dietéticos mediterrâneos também provavelmente reduzem o risco de acidente vascular cerebral, enquanto outros programas dietéticos nomeados geralmente não são superiores a uma intervenção mínima.

Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-072003.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários