Notícias de saúde

Dieta mediterrânea reduz risco de doença cardiovascular e morte nas mulheres em quase 25%

18 de setembro de 2023 (Bibliomed). A modificação dietética é o ponto fundamental da prevenção de doenças cardiovasculares (DCV). Uma dieta mediterrânea tem sido associada a um menor risco de DCV, mas nenhuma revisão sistemática avaliou essa relação especificamente em mulheres.

Estudo buscou determinar a associação entre maior versus menor adesão a uma dieta mediterrânea e incidência de DCV e mortalidade total em mulheres.

No estudo, foi realizada uma busca sistemática no Medline, Embase, CINAHL, Scopus e Web of Science (2003–21). Ensaios clínicos randomizados e estudos de coorte prospectivos com participantes sem DCV prévia foram incluídos. Os estudos eram elegíveis se relatassem uma pontuação de dieta mediterrânea e incluíssem todas as participantes do sexo feminino, ou então resultados estratificados por sexo. O desfecho primário foi DCV e/ou mortalidade total. Uma metanálise foi realizada para calcular as taxas de risco agrupadas e os intervalos de confiança.

Dezesseis estudos de coorte prospectivos foram incluídos na metanálise. Os estudos, realizados principalmente nos EUA e na Europa, envolveram 722?.495 mulheres com 18 anos ou mais, cuja saúde cardiovascular foi monitorada por uma média de 12,5 anos.

Os resultados da análise mostraram que seguir uma dieta mediterrânea foi associado a um risco 24% menor de doença cardiovascular e a um risco 23% menor de morte por qualquer causa em mulheres.

O risco de doença coronariana foi 25% menor, enquanto o de acidente vascular cerebral também foi menor, embora não estatisticamente significativo, naqueles que seguiram mais de perto essa dieta em comparação com aqueles que o fizeram menos.

Este estudo apoia um efeito benéfico da dieta mediterrânea na prevenção primária de DCV e morte em mulheres e é um passo importante para permitir diretrizes específicas de sexo.

Fonte: Heart. DOI: 10.1136/heartjnl-2022-321930.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários