Notícias de saúde

Associação entre prescrições médicas dos pais de opioides e risco de tentativa de suicídio por seus filhos

26 de junho de 2019 (Bibliomed). Crianças de pais que usam opiáceos prescritos têm quase o dobro do risco de tentativas de suicídio, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh associaram as prescrições médicas de opioides para os pais às informações médicas de tentativas de suicídio de seus filhos (2010 a 2016). A análise incluiu 121.306 progenitores pareados por pontuação (30 a 50 anos de idade) que usaram opioides e pais que não usaram opioides e seus filhos de 10 a 19 anos de idade (148.395 filhos de pais que não usaram opioides e 184.142 filhos de pais que usaram opioides).

Os pesquisadores descobriram que das crianças com pais que não usaram opioides, 0,14% tentaram suicídio, em comparação com 0,37% das crianças com pais que usaram opioides. Houve quase o dobro do risco de uma tentativa de suicídio por filhos associados ao uso parental de opioides. Mesmo após o ajuste para idade e sexo da criança, a associação permaneceu significativa. Os resultados também permaneceram significativos com a adição de depressão infantil e parental e diagnósticos de transtorno por uso de substâncias e a adição de histórico parental de tentativa de suicídio. A associação permaneceu inalterada ao considerar a variação geográfica no uso de opioides.

Portanto, a abordagem das famílias com pais que usam opioides deve incluir a avaliação da saúde mental de seus filhos, segundo o estudo.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI:10.1001/jamapsychiatry.2019.0940.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários