Notícias de saúde

Uso de opioides na adolescência e comportamentos de risco

26 de outubro de 2021 (Bibliomed). A incidência de hospitalizações por overdoses de opioides entre adolescentes aumentou significativamente na América do Norte e em outros lugares na última década. A overdose relacionada a opioides é uma das principais causas de morte acidental entre adolescentes nos Estados Unidos. O uso de opioides de prescrição não médica (uso de medicamentos opioides sem seguir as ordens do prescritor) pode aumentar o risco de dependência, lesão e morte de dos jovens, e foi relatado por 6,8% dos alunos do último ano do ensino médio nos Estados Unidos em 2017.

Não se sabe se o uso de outras substâncias ou problemas de saúde mental estão prospectivamente associados ao uso subsequente de opioides de prescrição não médica na adolescência.

Um estudo de corte prospectivo de alunos do ensino médio de Los Angeles, Califórnia. (idade média = 14,6 anos) obteve autorrelatos de uso abusivo de álcool, maconha e uso de drogas e 6 problemas de saúde mental (depressão maior, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo e hipomania ou mania). O uso de opioides com prescrição não médica nos últimos 6 meses (sim ou não) foi avaliado em 7 acompanhamentos semestrais.

Verificou-se que entre os primeiros usuários nunca de opioides de prescrição não médica (N = 3.204), a prevalência média nos últimos 6 meses de uso de novos opioides de prescrição não médica durante o acompanhamento de 42 meses foi de 4,4% (variação de 3,5% -6,1%). Em um modelo multivariável de co-ajuste para 9 problemas comportamentais de base e outros fatores, depressão maior, hipomania ou mania, cannabis, álcool e outros problemas de uso de drogas foram associados a maiores chances de uso de opioides de prescrição não médica durante os acompanhamentos.

Este estudo fornece a primeira evidência indicando associações prospectivas de uso problemático de substâncias e problemas de saúde mental com o uso subsequente de opioides de prescrição não médica na adolescência e evidência de que um número maior de problemas de saúde comportamentais comórbidos aumenta sucessivamente o uso de opioides de prescrição não médica.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-051451.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários