Notícias de saúde
12 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Uma pesquisa com jovens de 19 a 30 anos revelou que muitos estão recorrendo à maconha ou ao álcool para conseguir dormir. Segundo o estudo, publicado na revista JAMA Pediatrics, cerca de 20% dos jovens usam essas substâncias como forma de induzir o sono.
O levantamento mostrou que 18% recorrem à maconha e 7% ao álcool. Entre os que usam maconha com frequência, quase 40% afirmaram que recorrem à substância como “ajuda para dormir”. Embora possam dar a sensação de relaxamento no início, essas substâncias podem piorar a qualidade do sono, aumentar a tolerância e elevar o risco de dependência.
O estudo também identificou diferenças entre grupos: mulheres e pessoas não binárias tendem a usar mais maconha, enquanto jovens negros usam mais álcool para dormir que jovens brancos.
Os pesquisadores alertam que o uso dessas substâncias como sedativos improvisados pode se tornar um hábito perigoso. Como alternativas mais seguras, recomendam melhorar a higiene do sono, praticar atividades físicas e adotar técnicas de relaxamento.
Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2025.3642.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias