Notícias de saúde

Vitamina D poderia reduzir risco de suicídio

21 de julho de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que o tratamento de baixos níveis de vitamina D com suplementos pode trazer um benefício crítico para certas pessoas: uma diminuição do risco de tentativa de suicídio.

Em um estudo com mais de 1 milhão de veteranos dos EUA, os pesquisadores descobriram que aqueles que receberam prescrição de vitamina D tinham quase 50% menos probabilidade de tentar o suicídio em oito anos, em comparação com aqueles que não receberam os suplementos. O benefício foi visto especificamente entre os veteranos que tinham baixos níveis de vitamina D, bem como veteranos negros - que podem estar em maior risco de reservas insuficientes de vitamina D.

No estudo, os pesquisadores encontraram pouco mais de 660.000 pacientes que receberam prescrição de vitamina D entre 2010 e 2018 por vários motivos. Cerca de metade tinha deficiência de vitamina D. Eles compararam esses veteranos com o mesmo número de veterinários que não receberam prescrição de vitamina D, mas eram semelhantes - em termos de idade, sexo, raça e diagnósticos de saúde física e mental.

Os suplementos de vitamina D contêm uma das duas formas da vitamina: D2 (ergocalciferol) ou D3 (colecalciferol). A maioria dos veteranos em suplementos estava tomando vitamina D3. Nesse grupo, 0,2% foram tratados por tentativa de suicídio ou autoagressão durante o período do estudo. Isso comparado com 0,36% dos veteranos sem prescrição de vitamina D.

Houve um padrão semelhante entre os veteranos prescritos com vitamina D2: a taxa foi de 0,27% que tentaram suicídio ou se machucaram de outra forma, contra 0,52% dos veteranos sem prescrições de vitamina D.

Quando os pesquisadores pesaram outros fatores, como condições de saúde física e mental, a suplementação de vitamina D ainda estava associada a um risco 45% a 48% menor de tentativa de suicídio. E descobriu-se que a associação era mais forte entre os veteranos que tinham baixa vitamina D para começar (níveis sanguíneos inferiores a 20ng/mL) e entre os veteranos negros.

De acordo com os pesquisadores, mesmo este estudo não provando causa e efeito, ele indica a importância de se avaliar os níveis de vitamina D em pacientes com depressão.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0279166.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários