Notícias de saúde

Parar de fumar reverte os sintomas da rinossinusite crônica

18 de agosto de 2017 (Bibliomed). Os sintomas da rinossinusite crônica (SRC) podem ser revertidos no prazo de dez anos após a cessação do tabagismo, de acordo com um estudo publicado na revista Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

Investigadores do Massachusetts Eye and Ear Infirmary e da Harvard Medical School em Boston avaliaram a gravidade dos sintomas e uso de medicamentos entre 103 ex-fumantes com SRC e 103 Indivíduos que nunca haviam fumado, mas também tinham SRC.

A equipe descobriu que os fumantes apresentavam sintomas piores e usavam mais antibióticos e corticosteróides orais para tratar infecções dos seios da face e reduzir a inflamação, em relação aos que não fumavam. Mas eles também descobriram que os sintomas entre os antigos fumantes melhoraram de forma constante ao longo de uma década.

Em verdade, observou-se que a gravidade da SRC diminuiu para os níveis de pacientes com o mesmo problema (SRC) que não eram fumantes após cerca de dez anos, com a gravidade dos sintomas, o uso de medicação e a qualidade de vida melhorando de forma constante ao longo desse período.

Fonte: Otolaryngology–Head and Neck Surgery.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários