Notícias de saúde

Idosos que usam maconha podem ter problemas ao dirigir

16 de maio de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa de coorte investigou a associação entre o consumo de cannabis por adultos com mais de 65 anos, a direção simulada e os níveis sanguíneos de tetrahidrocanabinol (THC), com resultados indicando evidências de desempenho comprometido na direção após o uso da maconha.

O estudo envolveu 31 usuários regulares de cannabis, com idades entre 65 e 79 anos, que escolheram, em média, cannabis com alta potência de THC (18,74%). Após fumar, observou-se um aumento no desvio lateral do veículo e uma diminuição na velocidade 30 minutos após o consumo, sem correlação direta com os níveis sanguíneos de THC. A experiência subjetiva e relatos de direção comprometida persistiram por até 3 horas.

Os resultados sugerem que mesmo idosos que fazem uso regular da maconha apresentam sinais de desempenho comprometido na direção após o consumo. Considerando o aumento do uso de cannabis entre adultos mais velhos, essas descobertas destacam a importância de avaliações cuidadosas da capacidade de dirigir e enfatizam a necessidade de orientações claras sobre o uso seguro de substâncias psicoativas em idosos, promovendo a segurança no trânsito.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.52233.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários