Notícias de saúde

Níveis de colesterol na infância podem prever eventos cardiovasculares na vida adulta

16 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo prospectivo envolvendo 21.126 participantes do Consórcio Internacional de Coortes Cardiovasculares na Infância (i3C) revelou que os níveis de colesterol não-HDL (lipoproteína de baixa densidade não relacionada ao colesterol) e LDL (lipoproteína de baixa densidade) durante a infância estão associados a um maior risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos (ASCVD) na vida adulta. Os resultados sugerem que o não-HDL-C pode ser mais eficaz na predição desses eventos do que o LDL-C.

Após uma média de 35 anos de acompanhamento, 153 eventos cardiovasculares fatais ocorreram entre os participantes, com níveis elevados de não-HDL-C e LDL-C associados a um aumento significativo no risco. Surpreendentemente, o não-HDL-C mostrou-se mais eficiente na predição de eventos cardiovasculares do que o LDL-C.

O estudo destaca que ambos os tipos de colesterol são úteis para identificar crianças em maior risco de eventos cardiovasculares na vida adulta. Além disso, ressalta que o não-HDL-C pode fornecer informações prognósticas adicionais, especialmente quando está discordante do LDL-C, ou seja, quando o não-HDL-C está elevado, mas o LDL-C está dentro da faixa normal.

Esses resultados destacam a importância de monitorar os níveis de colesterol desde a infância, possibilitando intervenções precoces para reduzir o risco de doenças cardiovasculares na vida adulta.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.123.064296.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários