Notícias de saúde

Novas opções para tratar o eczema

18 de setembro de 2023 (Bibliomed). A dermatite atópica (DA) eritrodérmica é um subtipo de DA grave caracterizado pelo envolvimento extenso da pele, levando a complicações e, às vezes, hospitalização.

O dupilumabe é um medicamento indicado para doenças autoimunes como dermatite atópica, asma, síndrome de Samter, síndrome de Widal e, até mesmo, rinossinusite crônica com pólipo nasal. O medicamento um anticorpo monoclonal totalmente humano. Isso significa que ele é uma proteína que reconhece e se liga às proteínas específicas do organismo. Deste modo, a droga funciona inibindo a sinalização da interleucina-4 (IL-4) e interleucina-13 (proteínas importantes na resposta alérgica). Estudo publicado na revista JAMA Dermatology avaliou a eficácia e segurança do dupilumabe em pacientes com DA eritrodérmica em ensaios clínicos.

Nesta análise de 209 pacientes com DA eritrodérmica em 6 ensaios clínicos randomizados, controlados por placebo, o tratamento com dupilumabe (como monoterapia ou terapia concomitante com corticosteroides tópicos) versus placebo demonstrou um perfil de segurança aceitável, semelhante ao observado no estudo geral população, com melhora precoce e estatisticamente significativa nas medidas de sinais, sintomas e qualidade de vida da DA, acompanhada de redução nos principais níveis de biomarcadores séricos.

Assim, segundo o estudo, o dupilumabe fornece melhora rápida e sustentada com segurança aceitável em pacientes com DA eritrodérmica.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2022.6192.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários