Notícias de saúde

Crianças podem ingerir gel desinfetante para mãos acidentalmente

12 de abril de 2017 (Bibliomed). Um número crescente de crianças tem apresentado problemas de saúde decorrentes da ingestão de gel desinfetante para as mãos, de acordo com uma pesquisa no semanário Morbidity and Mortality Weekly Report, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Os investigadores acreditam que algumas crianças na faixa etária mais elevada podem estar bebendo desinfetante por causa do alto teor de álcool do produto. Os pesquisadores do CDC acompanharam as ocorrências de 2011 a 2014, em crianças de 12 anos ou menos.

As crianças mais velhas (com idades entre seis e 12 anos) eram mais propensas a relatar ingestão intencional e ter efeitos adversos na saúde e piores resultados do que as crianças mais jovens, sugerindo que as crianças mais velhas podem deliberadamente abusar do álcool sanitizantes para as mãos, segundo os autores. Durante o período de 2011 a 2014, um total de 70.669 exposições a desinfetante das mãos foram relatados em crianças menores ou até de 12 anos de idade, incluindo 65.293 exposição ao álcool (92%). A maioria dessas exposições pode ter sido acidental, com 91% ocorrendo em crianças com cinco anos ou menos. Mas cerca de 6.181 incidentes afetaram crianças de seis a 12 anos, e estas tinham probabilidades muito maiores de serem ingestões intencionais.

Em comparação com os desinfetantes de mãos não alcoólicos, a ingestão de desinfetantes com álcool estava associada a piores sintomas em crianças, de acordo com o relatório. Apesar dos vômitos e irritação ocular terem sido os sintomas mais comuns, foram registrados eventos muito mais graves, incluindo cinco casos de coma e três casos envolvendo convulsões.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2017;66:223–226.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários