Notícias de saúde

E se você estiver na praia, como se proteger do coronavírus?

09 de julho de 2021 (Bibliomed). As férias de julho chegaram. Mas como fica a disseminação do vírus causador da COVID-19 em locais onde as pessoas nadam e brincam na água? Não há evidências de que o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, possa se espalhar para as pessoas através da água nesses locais.

Segundo o CDC dos Estados Unidos, o risco é menor onde as pessoas estão se distanciando socialmente e usando máscaras fora d'água. O risco é maior em praias lotadas, onde as pessoas não podem ficar a pelo menos 2 metros de distância das outras. Assim, dentro ou fora da água, fique a pelo menos 2 metros de distância de pessoas com quem você não mora.

Acredita-se que o vírus se espalhe principalmente de pessoa a pessoa, por gotículas respiratórias liberadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem cair na boca ou no nariz de pessoas que estão por perto ou, possivelmente, ser inaladas para os pulmões. O vírus também pode se espalhar para as mãos a partir de uma superfície contaminada e, em seguida, para o nariz, boca ou possivelmente olhos. Pessoas infectadas podem espalhar o vírus, tenham ou não sintomas.

Felizmente, existem várias ações que você pode tomar para reduzir o risco de contrair ou espalhar o vírus quando for a áreas públicas de natação, como praias, piscinas, playgrounds aquáticos e banheiras de hidromassagem. Use máscaras quando não estiver na água.
Não coloque a máscara em crianças menores de 2 anos de idade ou em qualquer pessoa que tenha dificuldade para respirar ou esteja inconsciente, incapacitada ou incapaz de remover a máscara sem ajuda. As máscaras são especialmente importantes quando o distanciamento físico é difícil.

Ainda, lave as mãos com frequência por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool e esfregue até secar as mãos. Desinfetantes para as mãos não são tão eficazes quando as mãos estão visivelmente sujas ou oleosas, portanto, limpe a areia ou a sujeira antes de aplicá-los.

Evite compartilhar itens, como alimentos, equipamentos, brinquedos e suprimentos com pessoas que não moram com você. Se você não estiver usando máscara, cubra a tosse e os espirros com um lenço de papel ou na parte interna do cotovelo, jogue o lenço no lixo e lave as mãos imediatamente ou, se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos.

Fonte: CDC. Estados Unidos. Visiting Beaches and Pools.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários