Notícias de saúde

Como proteger os animais da Varíola dos Macacos?

28 de setembro de 2022 (Bibliomed). Após infectar humanos, a varíola dos macacos tem feito um novo alvo: animais de estimação. Estão sendo registrados no mundo casos de animais que contraíram a doença de seus tutores infectados. Por isso, a recomendação das autoridades de saúde é de que o paciente diagnosticado com a MonkeyPox evite ter contato com seus animais de estimação, a fim de proteger os bichanos de uma possível infecção

O caso ocorreu na França, onde um cachorro da raça galgo italiano, de 4 anos, desenvolveu lesões e testou positivo para a varíola dos macacos 12 dias após seus tutores apresentarem os primeiros sintomas. O cão foi isolado e não entrou em contato com outras pessoas ou animais até que os sintomas desaparecessem.

Em 23 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o vírus da varíola dos macacos como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A recomendação é que pessoas expostas ao vírus evitem contato com pessoas e animais de estimação, permanecendo isolados até que as lesões estejam curadas.

Sinais da doença incluem letargia, falta de apetite, tosse, secreções ou crostas nasais e/ou oculares, inchaço, febre e/ou erupção cutânea tipo espinha ou bolha. Caso note isso em seu animal, entre em contato com um veterinário.

As autoridades ressaltam que os animais de estimação que contraírem a doença não devem ser abandonados ou serem submetidos à eutanásia, já que a doença tem cura. Além disso, não se deve banhar os animais com desinfetantes químicos, álcool, peróxido de hidrogênio ou outros produtos, como desinfetante para as mãos, lenços de limpeza ou outros produtos de limpeza industriais ou de superfície. Além disso, não se deve tentar colocar máscara os animais, e brinquedos, roupas e roupas de cama que tenham entrado em contato com os animais infectados devem ser descartados.

Fonte: U.S. Centers for Disease Control. Monkeypox. August, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários