Notícias de saúde

Fluoreto na Água Reduz Risco de Fratura Óssea

LONDRES (Reuters) - O fluoreto misturado à água pode ajudar a reduzir o risco das mulheres sofrerem fratura nos ossos, informaram médicos norte-americanos na sexta-feira.

As mulheres que beberam água tratada com fluoreto durante um longo período apresentaram uma densidade mineral óssea mais alta no quadril e na coluna vertebral, conforme pesquisadores da Universidade de Ciências da Saúde Oregon.

Segundo o trabalho publicado no British Medical Journal, as mulheres tiveram um risco 31 por cento menor de fraturar o quadril e um risco 27 por cento menor de fraturar as vértebras.

"Nossos resultados mostram que a exposição de longo prazo à fluoretação pode reduzir o risco de fraturas de quadril e vértebras em mulheres brancas mais velhas", informou o estudo.

A equipe estudou 9.704 mulheres brancas com 65 anos de idade ou mais.

Conforme um outro artigo publicado junto com o estudo, os pesquisadores verificaram que adicionar o fluoreto ao suprimento público de água reduziu a deterioração dos dentes, mas aumentou os níveis de fluorose, que provoca manchas nos dentes.

A primeira cidade a usar o fluoreto no suprimento de água foi Grand Rapids, Michigan, em 1945. Depois de comprovado que o tratamento da água impede a deterioração dos dentes, o número de consumidores da água fluoretada chega atualmente a cerca de 300 milhões de pessoas em todo mundo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários