Notícias de saúde

Mulheres desconhecem quando têm maior risco de fraturas ósseas, diz estudo

28 de maio de 2009 (Bibliomed). Um estudo com mais de 60 mil mulheres de dez países indica que a maioria das mulheres com mais de 55 anos de idade que apresentam alto risco de fraturas ósseas – por causa, por exemplo, de histórico familiar ou uso de esteroides – desconhece seu risco aumentado. Além disso, segundo os autores, apesar de haver muitas formas de reduzir o risco de fratura, a aderência a esses métodos é, frequentemente, ruim.

Liderados pelo cientista Silvano Adami, da Universidade de Verona, Itália, os pesquisadores avaliaram o risco percebido para fratura relacionada à osteoporose – doença marcada pela redução da massa óssea, deixando os ossos ocos, finos e sensíveis – em mulheres que tinham fatores de risco. Entre os fatores de risco, incluíam-se fratura óssea anterior, mãe com histórico de fratura no quadril, pesar menos de 57 kg, ingestão de mais de 20 unidades de álcool por semana, uso atual de esteroide, e artrite reumatóide. 

Em uma escala de cinco pontos, que ia do risco “muito menor” ao “muito maior”, 66% das mulheres que já tinham sofrido fratura classificavam seu risco como menor ou igual ao risco das outras mulheres da mesma idade. E, entre aquelas com osteoporose, 55% acreditavam que não tinham um maior risco de fraturas ósseas.

Além disso, as análises mostraram que 75% daquelas com alto risco de fraturas – indicado por um índice que considerava idade, densidade mineral óssea, fratura após 50 anos, peso menor de 57 kg, tabagismo e uso dos braços para se levantar de uma cadeira – acreditavam que suas chances de ter o problema eram menores ou os mesmos do que as outras da mesma idade.

Apesar de recomendarem cuidados na interpretação dos resultados, os especialistas destacam que as descobertas indicam a necessidade de se identificar os principais fatores de risco para as fraturas e informar as mulheres sobre seus riscos, para que elas possam tomar as medidas necessárias para a prevenção.

Fonte: European Symposium on Calcified Tissues. Press release. 23 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários