Notícias de saúde

Estudo desafia crenças sobre suplementos de vitamina D em crianças

01 de abril de 2024 (Bibliomed). Um grande ensaio clínico liderado pela Queen Mary University of London e pela Harvard T.H. Chan School of Public Health descobriu que os suplementos de vitamina D não aumentam a resistência óssea nem previnem fraturas em crianças com deficiência de vitamina D. Os resultados desafiam percepções amplamente aceitas sobre os efeitos da vitamina D na saúde óssea.

Aproximadamente um terço das crianças sofre pelo menos uma fratura antes dos 18 anos, sendo um problema global de saúde significativo, pois as fraturas na infância podem levar a anos de incapacidade e/ou baixa qualidade de vida. O potencial dos suplementos de vitamina D para melhorar a resistência óssea tem despertado crescente interesse, baseado no papel da vitamina D na mineralização óssea. No entanto, ensaios clínicos para testar se os suplementos de vitamina D podem prevenir fraturas em crianças não foram conduzidos anteriormente.

Trabalhando com parceiros na Mongólia, onde a deficiência de vitamina D é prevalente e há uma alta carga de fraturas, pesquisadores da Queen Mary e Harvard conduziram um ensaio clínico para determinar se a suplementação de vitamina D diminuiria o risco de fraturas ou aumentaria a resistência óssea em crianças em idade escolar. O estudo, publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology, é o maior ensaio clínico randomizado de suplementação de vitamina D já realizado em crianças.

Ao longo de três anos, 8.851 crianças com idades entre 6 e 13 anos receberam uma dose semanal de suplementação de vitamina D. Embora os suplementos tenham sido altamente eficazes em elevar os níveis de vitamina D para a faixa normal, não tiveram efeito no risco de fraturas ou na resistência óssea, conforme medido em uma subamostra de 1.438 participantes usando ultrassom quantitativo.

Os resultados do estudo provavelmente levarão cientistas, médicos e especialistas em saúde pública a reavaliar os efeitos dos suplementos de vitamina D na saúde óssea.

Segundo autores do estudo, a ausência de qualquer efeito do grande suplemento de vitamina D sobre o risco de fraturas ou resistência óssea em crianças deficientes em nesta vitamina é surpreendente. É observado que, em adultos, a suplementação de vitamina D funciona melhor para a prevenção de fraturas quando o cálcio é administrado ao mesmo tempo.

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology. DOI: 10.1016/S2213-8587(23)00317-0.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários