Notícias de saúde

Excesso de Fluoreto de Pasta Prejudica os Dentes, Diz Estudo

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - A adição de fluoreto em pastas de dente e suprimentos de água diminuiu as taxas de cáries dentárias e perda de dentes, mas é possível que o excesso seja prejudicial.

Pesquisadores afirmam que crianças que recebem muito fluoreto através de pasta de dente e água fluoretada podem sofrer de descoloração do dente, uma condição conhecida como fluorose.

Os cientistas compararam as taxas de fluorose entre crianças com 8 e 9 anos que viviam em comunidades com e sem água fluoretada. Eles analisaram a descoloração do dente incisivo permanente e entrevistaram os pais sobre o uso de pasta de dente fluoretada de seus filhos.

Os resultados indicaram que 54 por cento das crianças que viviam em áreas onde havia água fluoretada apresentavam fluorose, comparadas a 23 por cento registradas em áreas onde a água não recebia acréscimo de fluoreto.

Os pesquisadores afirmam, na edição de 26 de agosto do British Dental Journal, que foram necessários examinadores treinados para detectar os sinais de fluorose e que a "fluorose dental esteticamente importante foi baixa".

Crianças de áreas de baixa renda estavam sob risco menor, possivelmente devido ao fato delas usarem menos produtos dentais contendo fluoreto.

A descoberta dá suporte a pesquisas anteriores demonstrando que crianças de áreas menos pobres começam a escovar os dentes mais cedo e com mais frequência do que crianças de comunidades pobres.

"Geralmente, considera-se que crianças de áreas mais pobres estão menos propensas a limpar seus dentes frequentemente com pasta de dente contendo fluoreto e tomar suplementos com fluoreto", explicou a autora do estudo, E. D, Tabari.

Ela acrescentou, no entanto, que normalmente essas crianças apresentam taxas mais altas de cárie dentária.

Tabari destacou que a fluorose é uma problema puramente estético e que pode ser tratado com um clareador.

"O uso de pasta de dente infantil (com menor concentração de fluoreto) poderia diminuir o risco em uma área fluoretada", afirmaram Tabari, do serviço municipal de Saúde de Newcastle, no Reino Unido, e sua equipe.

Os pesquisadores também sugerem que os pais supervisionem a escovação da criança e quando usarem uma pasta de dentes com fluoreto devem cuidar para utilizá-la em uma porção inferior ao tamanho de uma ervilha. Também devem incentivar os filhos para que evitem engolir a pasta.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários