Notícias de saúde

Homens estão sob maior risco de ter uma parada cardíaca em comparação com mulheres

14 de julho de 2016 (Bibliomed). Cerca de um em cada nove homens irão sofrer uma parada cardíaca antes da idade de 70 anos, em comparação com cerca de uma em cada 30 mulheres. Aos 45 anos, os homens têm um risco de cerca de 11% de morte súbita cardíaca, em comparação com um risco de 3% entre as mulheres da mesma idade.

Nos Estados Unidos, cerca de 450.000 americanos morrem de morte súbita cardíaca a cada ano, e a maioria nunca teve quaisquer sintomas de um problema de coração. Os homens estão especialmente em risco, porque a doença cardíaca tende a se desenvolver mais cedo nos homens do que nas mulheres.

Um novo estudo examinou dados de mais de 5.200 homens e mulheres, com idades entre 28 e 62 anos, que participaram do Framingham Heart Study, que começou em 1948. Ao longo de décadas de acompanhamento, 375 pessoas morreram de uma parada cardíaca. O risco de morte súbita cardíaca foi ainda maior - 12% - entre os homens que tinham dois ou mais fatores de risco, os pesquisadores descobriram.

Esse estudo analisou quatro principais fatores de risco para problemas cardíacos - pressão arterial elevada, colesterol elevado, tabagismo e diabetes. Nenhum dos participantes tinha um problema cardíaco no início do estudo. Como a maioria das pessoas no estudo eram brancas, os resultados podem não necessariamente ser aplicados a outros grupos.

Os resultados foram publicados no Journal of the American Heart Association.

Fonte: June 29, 2016, Journal of the American Heart Association, online.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários