Notícias de saúde

Mortalidade por câncer é maior em pessoas que passaram por transplantes de órgãos

01 de março de 2016 (Bibliomed). As taxas de mortalidade por câncer são elevadas para os receptores de transplantes de órgãos sólidos, de acordo com pesquisa publicada online em 7 de janeiro de 2016 na revista JAMA Oncology.

O estudo incluiu informações dos anos de 1991 a 2010 em 11.061 receptores de transplantes de órgãos sólidos. Houve 3.068 mortes nesse grupo, incluindo 603 relacionadas ao câncer, de acordo com os pesquisadores.

A mortalidade por câncer foi significativamente elevada para receptores de transplantes de órgãos sólidos em comparação com a população em geral, mesmo após a exclusão de neoplasias malignas pré-transplante. As taxas de mortalidade padronizadas para mortalidade por câncer após o transplante de órgãos sólidos foram maiores nas crianças e menores em pacientes com idade superior a 60 anos; no entanto, elas permaneceram elevadas em comparação com a população geral em todas as idades.

Segundo os autores, o câncer foi a segunda causa de morte nesses pacientes. Avanços na prevenção, vigilância clínica e modalidades de tratamento do câncer para os pacientes receptores de transplantes de órgãos sólidos são necessários para reduzir a mortalidade por câncer nesta população.

Fonte: JAMA Oncol. Published online January 07, 2016. doi:10.1001/jamaoncol.2015.5137

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários