Notícias de saúde

Pessoas com imunodeficiência podem ter má resposta às vacinas contra COVID-19

19 de abril de 2021 (Bibliomed). As pessoas imunocomprometidas tem alterações do sistema imunológico, relacionado com as defesas do organismo. Algumas delas nasceram com sistema imunológico ausente ou defeituoso, enquanto outras, têm doenças ou receberam terapias que eliminaram suas defesas imunológicas. Muitos deles produzem poucos ou nenhum anticorpo em resposta a uma vacina ou infecção, o que os deixa suscetíveis ao vírus. Quando são infectados, podem sofrer uma doença prolongada, com taxas de mortalidade de até 55%.

Não se sabe quantas pessoas imunocomprometidas não respondem às vacinas contra o coronavírus. Mas a lista parece incluir pelo menos sobreviventes de câncer no sangue, receptores de transplantes de órgãos e qualquer pessoa que tome o amplamente utilizado medicamento Rituxan (Rituximab), ou os medicamentos contra o câncer Gazyva (Obinutuzumabe) ou Imbruvica (ibrutinibe) - todos os quais matam ou bloqueiam as células B, as células imunológicas que se espalham anticorpos - ou Remicade (Infliximab) um medicamento popular para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Também pode incluir algumas pessoas com mais de 80 anos, cujas respostas imunológicas diminuíram com a idade.

Com a propagação da pandemia, os médicos que se especializaram no tratamento de câncer no sangue ou que cuidam de pessoas imunocomprometidas esperavam que pelo menos alguns de seus pacientes pudessem passar por problemas.

A maioria das pessoas que vive com deficiências imunológicas por muito tempo provavelmente está ciente de sua vulnerabilidade e de seus riscos. Mas outros não têm ideia de que os medicamentos podem colocá-los em risco. O único recurso para esses pacientes - além de se manter isolados em quarentena, até que o vírus tenha retrocedido - pode ser receber infusões regulares de anticorpos monoclonais, que são cópias produzidas em massa de anticorpos obtidos de pessoas que se recuperaram de Covid-19.

Fonte: The New York Times. April 18, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários