Notícias de saúde

Anúncios de bebidas alcoólicas na TV atingem público infantil

29 de janeiro de 2016 (Bibliomed). A indústria de bebidas alcóolicas nos Estados Unidos é autorregulada em termos de publicidade, e em 2003 introduziu diretrizes que limitam a publicidade de mídia cujo público tenha um maior número de espectadores mais jovens. Mas, na verdade, as crianças e adolescentes iriam ver muito menos anúncios de álcool na TV, se a indústria implementasse e seguisse as suas próprias diretrizes de publicidade, sugere um novo estudo publicado na revista Journal of Studies on Alcohol and Drugs. Na verdade, existem listas que colocam certos programas de TV “fora dos limites” para anúncios de bebidas alcóolicas, devido a suas audiências serem em sua maioria compostas por menores de idade.

O novo estudo descobriu que entre 2005 e 2012, cerca de um em cada oito anúncios de bebidas alcoólicas em programas de TV vistos por crianças e adolescentes não cumpriam as orientações da própria indústria do álcool.

Desde 2005, as crianças foram expostas mais de 15 bilhões de vezes a propagandas de bebidas alcoólicas que não cumprem as diretrizes da indústria, disseram os pesquisadores, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston.

As restrições de anúncios por si só não irão resolver a questão do uso de bebida alcóolica por menores de idade, mas são um passo importante, porque os anúncios ajudam a moldar a percepção dos jovens sobre o uso do álcool. Os anúncios podem ajudar a criar atitudes positivas em relação a beber, promover a iniciação do uso do álcool, e levar a situações de beber excessivamente.

 Fonte: Journal of Studies on Alcohol and Drugs, news release, Jan. 13, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários