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São Paulo, 23 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mortes de jovens entre 15 e 29 anos na Europa ocidental é causada pelo abuso de álcool. Em todo o mundo, 5% das mortes de jovens foram atribuídas ao álcool.
Em conferência com representantes de países europeus em Estocolmo (Suécia), a OMS fez um apelo para que as autoridades imponham restrições aos anúncios de álcool. Segundo a OMS os fabricantes de bebida alcoólica estão claramente tentando atrair os jovens, que se tornam alvo das campanhas de marketing.
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A OMS diz ter evidências de que as restrições à publicidade de bebidas alcoólicas levam à redução do consumo. Segundo a organização, países desenvolvidos que baniram a propaganda de álcool têm um consumo 16% mais baixo e 23% menos mortes no trânsito que os países onde não há restrições à propaganda. De acordo com uma recente pesquisa, para os jovens, cinco minutos extras de anúncio de álcool estão associados a um aumento de cinco gramas na ingestão diária de álcool.
Jovens Brasileiros
A última pesquisa realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), revelou que 51% das crianças de 10 a 12 anos já haviam consumido álcool. Cerca de 15% dos estudantes faziam uso freqüente de bebidas alcoólicas (seis ou mais vezes no mês). Entidades como a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas condenam os anúncios de bebida usando atletas e ídolos da juventude, como jogadores de futebol.
Além disso, o consumo abusivo de álcool tem forte impacto sobre o sistema de saúde. Um estudo realizado em Recife, Brasília, Curitiba e Salvador em 1997 mostrou que 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito estavam alcoolizadas. Já entre aqueles que sofreram atropelamentos, 56% apresentavam algum nível de álcool no sangue.
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