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BRASIL: OMS Acusa Indústria de Bebidas de Focar Marketing no Jovem

São Paulo, 23 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mortes de jovens entre 15 e 29 anos na Europa ocidental é causada pelo abuso de álcool. Em todo o mundo, 5% das mortes de jovens foram atribuídas ao álcool.

Em conferência com representantes de países europeus em Estocolmo (Suécia), a OMS fez um apelo para que as autoridades imponham restrições aos anúncios de álcool. Segundo a OMS os fabricantes de bebida alcoólica estão claramente tentando atrair os jovens, que se tornam alvo das campanhas de marketing.

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A OMS diz ter evidências de que as restrições à publicidade de bebidas alcoólicas levam à redução do consumo. Segundo a organização, países desenvolvidos que baniram a propaganda de álcool têm um consumo 16% mais baixo e 23% menos mortes no trânsito que os países onde não há restrições à propaganda. De acordo com uma recente pesquisa, para os jovens, cinco minutos extras de anúncio de álcool estão associados a um aumento de cinco gramas na ingestão diária de álcool.

Jovens Brasileiros

A última pesquisa realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), revelou que 51% das crianças de 10 a 12 anos já haviam consumido álcool. Cerca de 15% dos estudantes faziam uso freqüente de bebidas alcoólicas (seis ou mais vezes no mês). Entidades como a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas condenam os anúncios de bebida usando atletas e ídolos da juventude, como jogadores de futebol.

Além disso, o consumo abusivo de álcool tem forte impacto sobre o sistema de saúde. Um estudo realizado em Recife, Brasília, Curitiba e Salvador em 1997 mostrou que 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito estavam alcoolizadas. Já entre aqueles que sofreram atropelamentos, 56% apresentavam algum nível de álcool no sangue.

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