Notícias de saúde

Vinho em excesso também causa cirrose

12 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Consumido em excesso, o vinho é tão prejudicial quanto a cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Um estudo francês constatou não haver diferença de risco de desenvolver cirrose hepática entre os diversos grupos de consumidores pesados de bebidas alcoólicas.

Os resultados desse trabalho contradizem os de um estudo anterior, publicado este ano por pesquisadores dinamarqueses, que indicava que os consumidores de vinho corriam um risco 70% menor de desenvolver cirrose ao longo da vida, em comparação com as pessoas que ingerem outras bebidas alcoólicas. Suspeitava-se que as propriedades antioxidantes do vinho poderiam reduzir a toxicidade hepática causada pelo etanol.

No trabalho mais recente, os pesquisadores do Hospital Caremeau CHU, em Nimes, analisaram um grupo de 102 homens classificados como etilistas pesados. Desse total, 42 apresentavam cirrose e 60 não apresentavam a doença. Todos os voluntários passaram por exames que avaliaram o estado do fígado e responderam questionários sobre seus hábitos de consumo de bebidas.

Contrariando a teoria anterior, os pesquisadores franceses observaram que os pacientes com cirrose tinham uma preferência maior por vinho que os voluntários sem a enfermidade. “Em nossos grupos, o percentual relativo de álcool ingerido por meio do vinho foi significativamente maior entre os pacientes com cirrose que entre os participantes sem a doença”, afirmaram os autores do estudo em artigo publicado na revista Alcohol & Alcoholism.

Segundo os pesquisadores, isso poderia ser explicado pelo fato da cirrose estar relacionada a outros fatores, como característica genética, nutrição e idade. No estudo francês, os pacientes com cirrose eram em média sete anos mais velhos que os voluntários que não tinham doença – tinham respectivamente 51 e 44 anos. “De um modo geral, o hábito de beber muito após os 45 anos de idade pode ser crítico para o fígado, principalmente em relação aos distúrbios imunológicos associados à idade”, comentaram.

No Reino Unido, as mortes em decorrência de cirrose hepática subiram de 1,2 mil por ano, em meados da década de 90, para 1,6 mil em 2001. O governo britânico está tão preocupado com o problema, que os anúncios de bebidas alcoólicas são obrigados a apresentar avisos semelhantes aos dos produtos derivados do tabaco.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários