Notícias de saúde

Exercícios de Tai chi podem beneficiar pacientes com condições crônicas

06 de novembro de 2015 (Bibliomed). Os exercícios de Tai chi tem um efeito favorável sobre o desempenho físico em quatro condições crônicas, de acordo com uma revisão e meta-análise publicada no British Journal of Sports Medicine.

Uma revisão sistemática realizada na Universidade de British Columbia, no Canadá, uma buscou resumir as provas relativas à eficácia do tai chi em indivíduos com câncer, osteoartrite, insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os dados foram incluídos a partir de 33 estudos. Para cada condição crônica, metanálises foram realizadas sobre os sintomas específicos da doença, os resultados fisiológicos e o desempenho físico.

Os pesquisadores descobriram que, naquelas condições, o tai chi melhorou ou mostrou uma tendência para melhora nos resultados de desempenho físico, incluindo uma caminhada de seis minutos e força extensora do joelho. Na osteoartrite, o tai chi foi associado com melhorias nos sintomas específicos de dor e rigidez.

Assim, no geral, o Tai chi demonstra melhora na capacidade funcional de exercícios em indivíduos com diferentes condições crônicas sem agravar os sintomas de dor e dispneia.

Fonte: Br J Sports Med doi:10.1136/bjsports-2014-094388

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários