Notícias de saúde

Efeitos do Tai Chi Chuan na função cognitiva em adultos de 60 anos ou mais

27 de setembro de 2023 (Bibliomed). O diabetes tipo 2 (DM2) está associado à progressão da disfunção cognitiva. A atividade física beneficia a cognição, mas nenhuma evidência de ensaios clínicos randomizados mostrou se o Tai Chi Chuan tem melhores benefícios a longo prazo do que a caminhada esportiva na função cognitiva de pacientes com DM2 e comprometimento cognitivo leve (CCL).

Novoa pesquisa buscou comparar a eficácia do Tai Chi Chuan, um exercício mente-corpo, para melhorar a função cognitiva em idosos com DM2 e CCL, com caminhada esportiva.

Neste ensaio clínico randomizado, incluindo 328 adultos de 60 anos ou mais com DM2 e CCL, o Tai Chi Chuan mostrou significativamente mais benefícios na função cognitiva global em 36 semanas em comparação com a caminhada esportiva. Não houve diferença significativa entre os 2 grupos de exercícios em 24 semanas.

Esses achados sugerem que o Tai Chi Chuan de atenção plena pode ser uma opção de tratamento cognitivo eficaz para adultos mais velhos com DM2 e CCL.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.7004.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários