Notícias de saúde

Todas as doenças renais se tornam relevantes durante uma gravidez

30 de abril de 2015 (Bibliomed). A doença renal crônica (DRC) durante a gravidez coloca as mulheres e seus bebês sob risco de vários problemas, mesmo que a doença esteja em estágio inicial e de que a futura mãe tenha função renal normal, de acordo com um estudo publicado na revista médica Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisadores italianos compararam os resultados entre 504 mulheres grávidas com doença renal crônica e 836 mulheres grávidas, sem quaisquer problemas renais. O risco de problemas na gravidez - como parto prematuro, hipertensão na mãe, e da necessidade de cuidados intensivos neonatais - foi maior entre as mulheres com DRC. Isto foi verdadeiro mesmo para aquelas mulheres nos estágios iniciais da doença.

Assim, os resultados indicam que qualquer doença renal - mesmo as de menor gravidade, tais como uma sequela de um episódio anterior de infecção renal deve ser considerado como relevante durante a gravidez, e todos os pacientes devem ser submetidas a um acompanhamento cuidadoso.

Fonte: JASN ASN.2014050459; 12 de março de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários