Notícias de saúde

Gravidez indesejada coloca em risco a mãe e o bebê

08 de agosto de 2023 (Bibliomed). A gravidez indesejada é comum nos EUA e está associada a resultados adversos na saúde materna e infantil; no entanto, faltam estimativas dessas associações específicas para as populações atuais dos EUA.

Estudo publicado na revista JAMA avaliou as associações de gravidez indesejada com resultados de saúde materno-infantil durante a gravidez e pós-parto com estudos relevantes para a prática clínica atual e saúde pública nos EUA.

Nesta revisão sistemática e metanálise, 36 estudos (N = 524.522 participantes) que controlaram múltiplos fatores de confusão compararam os resultados de saúde para gestações pretendidas versus indesejadas. Nos resultados, verificou-se que a gravidez indesejada foi significativamente associada a maiores chances de depressão materna durante a gravidez e pós-parto, experiência materna de violência interpessoal, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Assim, segundo o estudo, a gravidez indesejada, em comparação com a gravidez pretendida, foi significativamente associada a desfechos maternos e infantis adversos.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.19097.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários