Notícias de saúde

Fator psicológico influencia em doenças cardíacas

18 de outubro de 2013 (Bibliomed). Segundo pesquisadores gregos, as doenças cardíacas têm um componente psicológico importante, e que intervenções psicológicas, como a terapia musical, podem reduzir pela metade o número de mortes.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores do NIMTS Veterans Hospital de Atenas realizaram uma meta-análise de nove estudos randomizados e controlados, nos quais avaliaram se as intervenções psicológicas podem melhorar os resultados dos pacientes com doença coronariana quando combinado com um programa de reabilitação convencional.

Durante o processo, os pacientes que conversavam sobre seu tratamento com os profissionais de saúde, ouviam música ou rezavam apresentaram menor risco de ataque cardíaco, morte ou reinternação hospitalar. Tais fatores levaram os pesquisadores a considerar que a doença coronariana não é apenas física, mas também tem um componente psicológico.

O estudo constatou que a adição de intervenções psicológicas reduziu a mortalidade e eventos cardiovasculares em 55%, depois de dois anos ou mais. No entanto, os benefícios não foram mais significativos durante os primeiros dois anos.

Os resultados foram apresentados na Acute Cardiac Care Congress, o encontro anual da Associação de Cuidados Cardiovasculares Agudos da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu de 12 a 14 de outubro em Madrid, Espanha.

Fonte: UPI, 17 de outubro de 2013

Teste simples pode ajudar a determinar risco cardíaco de diabéticos. Leia em Boa Saúde

Pessoas irritáveis estão em maior risco cardíaco. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários