Notícias de saúde

Como fazer o paciente aderir ao tratamento de artrite reumatoide?

05 de abril de 2022 (Bibliomed). A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica caracterizada por inflamação sistêmica. Embora os medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) sejam recomendados assim que o diagnóstico de AR for confirmado, a adesão ao tratamento em pacientes com AR geralmente é subótima.

A não adesão prejudica a eficácia do tratamento e aumenta os custos de saúde. Compreender os fatores subjacentes que influenciam a não adesão é fundamental para projetar e implementar estratégias de intervenção. Recente estudo procurou estimar a incidência de adesão ao tratamento em pacientes com AR e identificar quaisquer fatores subjacentes à não adesão.

O estudo incluiu 180 pacientes com AR selecionados por amostragem estratificada sistemática (33% estavam em DMARD de primeira linha, 33% receberam um DMARD de segunda linha e 33% receberam um medicamento biológico).

O desfecho primário do estudo foi a adesão ao tratamento, que foi definida por uma pontuação maior que 80% tanto no Questionário de Conformidade em Reumatologia quanto na escala de Adesão Relatada à Medicação.

Os investigadores incluíram os seguintes fatores preditivos: sociodemográficos, psicológicos, clínicos, relacionados com medicamentos, relacionados com a relação médico-paciente e logísticos.

O estudo foi composto por 77% de participantes do sexo feminino, com idade média de 60,8 anos. A prevalência de adesão foi de 59,1%, com pacientes em uso de medicamentos biológicos apresentando a maior taxa de adesão e uma maior necessidade de medicação percebida do que os outros grupos.

Os pesquisadores descobriram que os fatores subjacentes à adesão foram o tipo de tratamento prescrito, a concordância sobre o tratamento, se o paciente recebeu informações sobre a adaptação ao tratamento e a percepção do médico sobre a confiança do paciente.

Assim, este estudo de coorte prospectivo descobriu que fatores psicológicos, de comunicação e logísticos desempenham um papel maior na adesão ao tratamento em pacientes com artrite reumatoide (AR) do que fatores sociodemográficos ou clínicos. O estudo destaca o potencial das interações médico-paciente para influenciar as taxas de adesão.

Fonte: Annals of the Rheumatic Diseases. DOI: 10.1136/annrheumdis-2021-221163.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários