Notícias de saúde

Depressão não Está Ligada a Depósito de Cálcio em Artérias

NOVA YORK (Reuters Health) - Embora depressão, ansiedade, hostilidade e estresse estejam associados ao risco de doença coronariana, esses fatores psicológicos não parecem afetar o desenvolvimento de depósitos de cálcio nas artérias cardíacas, considerados um indicador de futuros problemas do coração.

Os pesquisadores ficaram surpresos com o fato de que pessoas com sintomas psicossomáticos -- sintomas físicos causados por estresse psicológico -- apresentaram risco menor de ter calcificação nas artérias cardíacas.

A equipe de Patrick G. O'Malley, do Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, DC, baseou seu trabalho em 630 militares da ativa na faixa entre 39 e 45 anos de idade sem doença coronariana ou queixa de dor no peito.

Os pesquisadores avaliaram sinais de depressão, ansiedade, hostilidade, estresse e sintomas psicossomáticos em cada participante do estudo. Além disso, todos foram submetidos a exames para detectar depósitos anormais de cálcio nos vasos sanguíneos.

Cerca de 20 por cento dos homens e 4 por cento das mulheres tinham calcificação nas artérias cardíacas, informaram os pesquisadores na edição de 2 de novembro do New England Journal of Medicine. Esse sinal de doença cardíaca foi associado aos fatores de risco cardíaco tradicionais como pressão alta, índice de massa corporal mais alto e níveis elevados de colesterol LDL ("ruim") e de triglicérides.

Quando os pesquisadores levaram em conta esses fatores de risco, não houve conexão entre calcificação e depressão, ansiedade, hostilidade ou estresse. As pessoas com esses sintomas psicológicos não foram mais ou menos propensas a ter depósitos de cálcio nas artérias que as demais.

O único fator psicológico relacionado ao risco de calcificação foi a somatização, que ocorre quando os estados mentais se manifestam como sintomas físicos. Nesse estudo, ter sintomas psicossomáticos foi associado a um risco menor e não maior de calcificação.

Essa não era a conclusão esperada, informaram os pesquisadores. Uma explicação possível é que essas pessoas podem ter estilos de vida mais saudáveis que poderiam reduzir o risco de calcificação, sugeriram os autores.

Segundo os pesquisadores, o estudo tem certas limitações. Os participantes da pesquisa apresentaram uma taxa de calcificação inferior à encontrada na população em geral. Além disso, os participantes tinham idades parecidas e os resultados podem não se aplicar a todas as faixas etárias.

A equipe concluiu que são necessárias novas pesquisas para verificar a função dos fatores psicológicos na evolução desses indicadores até a instalação efetiva da doença cardíaca.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários